Fazer história e seguir firme sua trajetória rumo ao sonho olímpico. É isso que a amazonense Ana Paula Sena, de 15 anos, projeta a partir desta quarta-feira (27/08), quando estreia no Campeonato Mundial Cadete de Judô 2025, que acontece até domingo (31/08), em Sofia, na Bulgária. A jovem judoca é a atleta da Kaizen Judô Clube, do Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.
No Mundial Cadete de Judô 2025, que começa nesta quarta-feira (27) e vai até domingo (31), a Seleção Brasileira será representada por 20 atletas na principal competição da temporada para a classe de idade. O evento reunirá os melhores jovens talentos do judô e promete grandes disputas ao longo de cinco dias de combates, com mais de 550 judocas de 73 países confirmados.
Segundo o técnico Dejanir Cardoso, líder da Kaizen Judô Clube, Ana Paula Sena chega à disputa internacional por méritos próprios e vive uma temporada de glórias no esporte olímpico. A chance de medalha na Europa é real.
Berço de campeões
O Mundial Cadete é uma das principais vitrines para revelar futuros talentos do judô, com passagem de atletas de diversos países que, anos mais tarde, viriam a se tornar medalhistas olímpicos e mundiais da modalidade. No judô brasileiro, o caso de maior destaque é a peso-pesado Beatriz Souza, que, em 2015, foi medalhista de bronze na competição e, nos Jogos Olímpicos Paris 2024, conquistou o ouro no individual e o bronze com a equipe mista.
Time Brasil
No feminino, o Brasil terá no Mundial: Ana Paula Sena (-40kg), Giovanna Imhof (-44kg), Clarice Ribeiro (-48kg), Sarah Mendes (-48kg), Nicole Marques (-52kg), Manuela Maia (-57kg), Anna Sperling (-63kg), Laryssa Fonseca (-63kg), Clarisse Vallim (-70kg) e Ágatha Paixão (+70kg).
Já no masculino, a equipe contará com Arthur Bonato (-50kg), Gabriel Cruz (-50kg), André Dodero (-55kg), Victor Hugo Silva (-55kg), Lucas Yamamoto (-60kg), Fernando Mitsuda (-66kg), João Moura (-73kg), Ruan Vasconcelos (-81kg), César Tristante (-90kg) e Nicolas Costa (+90kg).
O Mundial Cadete deste ano contará com cinco dias de disputas, sendo os quatro primeiros para as categorias individuais e o último para a competição por equipes mistas.
Confira abaixo a programação oficial:
Dia 1 (27/08) — Ana Paula Sena, Giovanna Imhof, Gabriel Cruz, Arthur Bonato, André Dodero e Victor Hugo Silva
O Brasil será representado por seis atletas no primeiro dia da competição.
No feminino, Ana Sena (-40kg) aguarda a vencedora da luta Giada Tursi (ITA) x Dilafruz Boltaboeva (UBZ), nas oitavas-de-final; e Giovanna Imhof (-44kg) enfrenta a uzbeque Dinora Khasanova, na primeira rodada.
Já no masculino, Arthur Bonato (-50kg) tem pela frente o georgiano Saba Bolkvadze, na primeira rodada; Gabriel Cruz (-50kg) encara Iek Ian Chong, de Macau, na primeira rodada; André Dodero (-55kg) o atleta neutro Ilia Toptygin, também na primeira rodada; e Victor Hugo Silva (-55kg) o azeri Mahammadali Husiyev, na segunda rodada.
Preliminares — 5h | Finais —10h30
Dia 2 (28/08) — Clarice Ribeiro, Sarah Mendes, Nicole Marques, Lucas Yamamoto e Fernando Mitsuda
A Seleção Brasileira Cadete contará com mais cinco atletas no segundo dia do Mundial.
No feminino, Clarice Ribeiro (-48kg) enfrenta a japonesa Iori Tomita, na segunda rodada; Sarah Mendes (-48kg) a atleta neutra Sofia Zakharova, também na segunda rodada; e Nicole Marques (-52kg) terá pela frente Sara Al Saifi, da Jordânia, na segunda rodada.
Enquanto isso, no masculino, Lucas Yamamoto (-60kg) aguarda o resultado do confronto Tege Simon (ROU) x Giuseppe Gesuele (ITA), na segunda rodada; e Fernando Mitsuda (-66kg) encara o cazaque Mukhammedali Zhylkaidar, também na segunda rodada.
Preliminares — 2h30 | Finais — 10h30
Dia 3 (29/08) — Manuela Maia, Anna Sperling, Laryssa Fonseca, João Moura e Ruan Vasconcelos
No terceiro dia de Mundial, outros cinco atletas vão lutar pela Seleção Brasileira de Judô.
Entre as mulheres, Manuela Maia (-57kg) estreia na segunda rodada contra Aidai Kakitaeva, do Quirguistão; Anna Sperling (-63kg) pega a canadense Maia Thomson, na primeira rodada; e Laryssa Fonseca (-63kg) enfrenta a francesa Audren Guenneugues, também na primeira rodada.
No masculino, João Moura (-73kg) terá pela frente o búlgaro Stiliyan Babachev, na primeira rodada; e Ruan Vasconcelos (-81kg) o cipriano Michalis Iakovou, na segunda rodada.
Preliminares — 3h30 | Finais — 10h30
Dia 4 (30/08) — Clarisse Vallim, Ágatha Paixão, César Godoy e Nicolas Costa
No sábado (30), último dia de disputas individuais em Sofia, o Brasil terá quatro judocas em ação.
No feminino, Clarisse Vallim (-70kg) estreia na segunda rodada contra a búlgara Elizabeth Miteva e Ágatha Paixão (+70kg) contra a cazaque Ramilya Arstanbekova, na primeira rodada.
Por fim, no masculino, César Godoy (-90kg) encara o croata Marko Vujica, na segunda rodada, e Nicolas Costa (+90kg) o tcheco Melichar Skoda, na primeira rodada.
Preliminares — 4h30 | Finais — 10h30
+Chaveamento – Individual
Dia 5 (31/08) — Equipe Mista
No último dia de evento, a competição por equipes mistas vai tomar conta da Asics Arena.
O Brasil vai estrear contra o Canadá, nas oitavas-de-final. Se passar, pega Polônia ou Grécia nas quartas.
Preliminares — 4h30 | Finais — 10h30