2 de abril de 2025
Publicidade

Sejusc promove curso de automaquiagem e reforça políticas públicas para mulheres em Manaus

WhatsApp
Facebook
Twitter
Foto: Ygson França/Sejusc
Foto: Ygson França/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta quarta-feira (19/03), um curso de automaquiagem na Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista (AMBBV), no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus. A ação, que contou com a participação de mais de 20 mulheres, teve como objetivo promover o bem-estar pessoal e reforçar as políticas públicas de gênero voltadas para a população feminina.

Empoderamento e autoestima
Para a cabeleireira Thays Lima, de 32 anos, o curso foi uma oportunidade de se sentir mais confiante e poderosa. “Aprendi algo a mais hoje. Eu amo hidratar minha pele, mas não gostava muito de maquiagem. Agora, me interessei mais, aprendi sobre como usar o primer e o contorno, que era algo que eu nem sabia fazer. Me senti mais poderosa, percebi que posso me maquiar, e isso é muito importante”, destacou Thays.

Além das técnicas de maquiagem, o evento também ofereceu dinâmicas e orientações sobre os direitos da mulher, além de uma palestra sobre os serviços e equipamentos da Sejusc. Para facilitar a participação das mães, foi disponibilizado um espaço recreativo para as crianças.

Conscientização sobre direitos das mulheres
Thays, que nunca havia tido contato com as políticas públicas voltadas para mulheres, ressaltou a importância de ações como essa. “Eu nunca tinha ouvido falar, não sabia que existia uma secretaria para a mulher. Esse evento é muito importante porque tem muitas outras que não sabem. A nossa comunidade é muito longe, e vocês vieram e explicaram para nós. Agora, temos esse conhecimento de que existe um sistema que cuida de nós”, afirmou.

Parceria com a Cruz Vermelha
Em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira do Amazonas, a Sejusc também ofereceu serviços de saúde, como aferição de pressão e atendimentos de enfermagem, garantindo um suporte integral às participantes.

Ônibus da Mulher: atendimento itinerante
A ação faz parte do Serviço de Atendimento Itinerante às Mulheres do Campo e da Floresta (Saim), também conhecido como Ônibus da Mulher. O programa leva serviços da Sejusc para as regiões mais distantes e para o interior do estado, promovendo a autonomia das mulheres e o exercício de seus direitos.

De acordo com a coordenadora Wilmara Kruke, essa foi a primeira ação do Saim em 2025, mas muitas outras estão planejadas para os próximos meses. “Essa é a primeira ação do Saim deste ano, mas estamos nos organizando para termos essa prontidão de, todo mês, estarmos em uma comunidade. Nessa ação, elas ficaram muito felizes com a parceria, conseguimos atender a todas, e elas agradeceram por tudo”, enfatizou.

Impacto e próximos passos
A iniciativa reforça o compromisso da Sejusc em promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, levando informações, serviços e oportunidades para mulheres em todas as regiões do Amazonas.

Publicidade

Outras notícias

Publicidade