30 de outubro de 2025
Publicidade

Taxa da pouca água: Pauderney denuncia empresa por cobrança irregular

WhatsApp
Facebook
Twitter
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado federal Pauderney Avelino (União-AM) denunciou, em discurso na tribuna da Câmara, que a empresa Log-In Logística Integrada, que faz o transporte de mercadorias da Ásia a Manaus, não está cumprindo uma decisão federal da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que proibiu a “taxa da pouca água”.

“Em parceria com lideranças da indústria e do comércio, vamos reagir para manter a suspensão e ressarcir os empresários que foram extorquidos numa esta cobrança ilegal, que encarece produtos e penaliza o consumidor amazonense”, resumiu Pauderney Avelino.

Segundo ele, a Log In ousou desafiar uma portaria da Antaq impondo uma cobrança de mais de R$ 10 mil por container transportado para Manaus. Em sua decisão, a Antaq apontou premissas equivocadas para justificar a cobrança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

“Neste ano, mesmo em estiagem, o rio Amazonas segue plenamente navegável. Essa cobrança é uma forma de a empresa extrair lucros de operações já subsidiadas. Um que absurdo que exige uma ação mais firme”, diz Pauderney, acrescentando que, junto com a ACA – Associação Comercial do Amazonas, lançará mão de meios legais para manter a suspensão da taxa.

Pauderney e ACA comandaram derrubada da taxa – No início da semana, após articulação de Pauderney e empresários junto ao governo federal, a chamada “Taxa de Pouca Água”, cobrada por armadores internacionais que operam o transporte de contêineres da Zona Franca de Manaus e do comércio, foi suspensa por ter sido considerada irregular pela Antaq.

Publicidade

Outras notícias

Publicidade