Gigante como o próprio Amazonas. É isso que se pode falar da Taça Cidade de Carauari de Futebol de Campo, que deu a largada na edição de 2025 no último fim de semana, no estádio do Samucão (Bairro Samuel Amaral), no município localizado a 788 quilômetros de Manaus, na Calha do Rio Juruá.
No lançamento do campeonato, no último sábado (30/08), o prefeito Airton Siqueira destacou o número recorde de participantes (59) e anunciou uma premiação histórica, a ser dividida entre os times das quatro categorias da Taça Cidade de Carauari de Futebol.
“Para o campeonato com o maior número de equipes já realizado em Carauari, também é justo que se dê a maior premiação da história. De R$ 37 mil estamos aumentando para R$ 52 mil o valor da premiação”, anunciou o prefeito Airton Siqueira, sob aplausos dos atletas, comissões técnicas e torcedores presentes ao estádio.
Democrática
Segundo o coordenador local do campeonato, Wallace Souza, a Taça Cidade de Carauari de Futebol é uma verdadeira festa do esporte mais popular do Brasil. São 59 equipes participantes, sendo 16 na Primeira Divisão Masculino, 28 na Segunda Divisão Masculino, 8 no Principal Feminino e 7 no Sênior Masculino.
“É importante ressaltar que, dos 59 inscritos no campeonato, 18 são do interior do município, ou seja, são times oriundos das zonas rurais e ribeirinhas. Hoje, graças ao investimento da prefeitura, Carauari é um município que respira esporte o ano inteiro”, exalta o organizador.
Equipamentos
Em outra ação direta da prefeitura, os times masculinos e femininos participantes da Taça Cidade de Carauari de Futebol receberam gratuitamente kits com uniformes personalizados e bolas. A entrega foi conduzida pelo próprio prefeito Airton Siqueira.
“Vi, ainda como vereador, a dificuldade que as equipes que participavam dos campeonatos de todas as modalidades em relação aos equipamentos. Os atletas, que muitas vezes não tinham renda, precisam colaborar com a compra dos uniformes porque cada um pagava o seu, com muito sacrifício”, revelou Airton.
O prefeito de Carauari destacou o esforço da gestão municipal em oferecer o melhor para os times, pois acredita que o investimento no esporte e no lazer é sinônimo de saúde e prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
“Eu não prometi, mas disse que ia buscar alternativas e hoje a prefeitura, com muita responsabilidade e dentro do orçamento, todas as modalidades esportivas contempladas pelo Centro da Juventude receberam equipamentos e materiais esportivos gratuitos, pagos pelo município”, completou Siqueira.