17 de julho de 2025
Publicidade

Handebol da Nilton Lins/CBC garante vaga na fase de grupos da Liga Nacional após vice-campeonato na Taça Amazônica

WhatsApp
Facebook
Twitter
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria

Em 2025, a equipe masculina de handebol da Atlética Nilton Lins/CBC vai enfrentar um grande desafio longe do Amazonas. Depois de avançar com 100% de aproveitamento à final da Conferência Norte – Taça Amazônica de Handebol, em Manaus, a Nilton Lins garantiu vaga na fase de grupos da Liga Nacional da modalidade, em setembro, em local a ser definido fora do Estado.

Na disputa pelo título da Taça Amazônica, no último domingo (13/07) à noite, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, uma partida acirrada contra o Manauense Associação Desportiva (AM). Em quadra, a equipe universitária faturou o vice-campeonato e celebrou o principal objetivo alcançado: a classificação à etapa final da Liga Nacional de Handebol.

De acordo com o presidente da Liga de Handebol do Amazonas (Liham), Jefferson Oliveira, nenhuma equipe amazonense foi campeã até hoje na Liga Nacional, mas o dirigente confia no potencial dos dois representantes do Estado: Manauense e Nilton Lins/CBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

“As equipes de fora [do Amazonas] são muito fortes. Eu acredito que estaremos bem representados. Uma equipe jovem e com muita energia e outra equipe forte e com muita experiência”, disse Oliveira.

Organizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a fase de grupos da Liga Nacional é formada por 12 equipes de todo o país definidas nas etapas regionais da competição. Além da Taça Amazônica (Conferência Norte), são realizadas as Conferências Nordeste, Centro-Oeste e Sul/Sudeste.

Campanha

Pela Taça Amazônica de Handebol Masculino de 2025, entre os dias 9 e 13 de julho, a Nilton Lins/CBC teve quatro vitórias consecutivas e apenas uma derrota. O único revés ocorreu na final da competição.

Na fase classificatória, pelo Grupo B, a equipe universitária derrotou na estreia o Rio Negro/CBC (AM), por 34 a 32, e na sequência triunfou sobre o HCM/Manauara (AM), por 30 a 23, e também diante da Miners/ADPVH (RO), por 36 a 28. Pela semifinal, vitória pelo placar de 40 a 27 sobre o Novo Airão (AM) e derrota na grande decisão para o Manauense, por 28 a 24.

Todos os atletas/acadêmicos da Nilton Lins fazem parte do Programa de Incentivo ao Esporte – desenvolvido pela Fundação Nilton Lins, em parceria com a universidade – no qual os acadêmicos e alunos que integram as equipes esportivas recebem bolsas de estudo, suporte técnico e uniformes.

Publicidade

Outras notícias

Publicidade